Pós-graduação em Inclusão Escolar na Educação Básica com ênfase em TEA, TDAH e TOD


APRESENTAÇÃO

O curso de Pós-graduação em Inclusão Escolar na Educação Básica com ênfase em Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), é uma especialização voltada para suprir a demanda de capacitação de educadores, técnicos e gestores das redes de ensino, em relação à inclusão escolar.

As transformações estruturais nos sistemas educacionais, buscando garantir a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, exigem uma formação adequada dos educadores, tanto no papel de docentes quanto de gestores das instituições escolares.

Para esses profissionais, é fundamental compreender os diversos tipos de deficiências, assim como as estratégias de acolhimento, ensino, aprendizagem e avaliação dos estudantes com deficiência no ambiente escolar, visando proporcionar uma educação de qualidade para todos.

O curso é dividido em módulos, oferecendo uma ampla abordagem de conhecimentos teóricos e práticos, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos profissionais e promover o desenvolvimento das instituições de ensino.


OBJETIVO

Este curso de pós-graduação lato sensu visa fornecer aos alunos conhecimento teórico e prático sobre a inclusão escolar na Educação Básica.


PÚBLICO-ALVO

  • Docentes, supervisores e diretores da Educação Básica;
  • Profissionais da equipe de gestão das Secretarias Municipais de Educação;
  • Cuidadores e monitores de estudantes com deficiências;
  • Profissionais com formação superior interessados na temática do programa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e Habilidades para a Educação Especial;
  • Metodologia Científica;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Metodologia ABA;
  • Transtorno Opositor Desafiador (TOD);
  • Transtorno do Déficit de Atenção e Aprendizagem (TDAH);
  • Inclusão Escolar na Prática do TEA;
  • Gestão Escolar e Relação Família-Escola;
  • Psicologia da Inclusão e Diversidade Funcional;
  • Trabalho de Conclusão de Curso.


METODOLOGIA

O programa é estruturado de forma híbrida, dividindo a carga horária total de cada módulo em:

  • Trilha de aprendizagem: disponibilização de material de estudo pelos docentes na plataforma Escolas de Governo Digitais da Brasil Master, incluindo:
    • Apresentação: resumo de até 120 palavras elaborado pelo docente a partir da ementa do módulo;
    • Plano de ensino e aprendizagem;
    • Síntese do professor: slides apresentados durante os encontros síncronos;
    • Exercícios: questões de múltipla escolha com correção automática;
    • Saiba mais: links relacionados à temática do módulo (obrigatório para módulos sobre TEA, TDAH e TOD).

A trilha de aprendizagem será organizada 30 dias antes do início de cada módulo para garantir o acesso antecipado e permitir correções, se necessário.

  • Encontros síncronos com os docentes: nestes encontros, os docentes fornecerão uma visão geral do conteúdo programático disponível na plataforma e os estudantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e discutir exemplos práticos.


SOBRE AS AULAS

Aulas ao vivo e atividades na plataforma: as aulas síncronas serão realizadas ao vivo com os docentes, das 19h às 22h, nas semanas de oferta do curso. As atividades assíncronas serão acessadas na plataforma Escolas de Governo Digitais da Brasil Master.

Carga horária: 360 horas.

Duração do curso: 12 meses – de novembro de 2023 a novembro de 2024.


TÍTULO CONCEDIDO

Ao completar o curso, os alunos receberão o título de Especialista em Inclusão Escolar na Educação Básica.

Para obter o título, os alunos devem atender aos seguintes critérios:

  • Aproveitamento mínimo de 70% em cada módulo do curso;
  • Entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso sob a forma de artigo científico;
  • O prazo para conclusão do curso é de 60 dias após o término do último módulo.


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PROF. ESP. MÁRCIA COELHO

Expert em TEA, TDAH e TOD

Docente convidada da Brasil Master, Márcia Elisia Coelho da Conceição é graduada em Ciências Físicas e Biológicas e também em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Pós-graduação em Psicopedagogia, MBA em Liderança e Coaching para Gestão de Pessoas, Neuropsicologia e Transtorno do Espectro Autista: Avaliação e Intervenção Baseadas em Evidências. Trabalhou como docente de séries finais do ensino fundamental e mais tarde como psicopedagoga, atuando em salas de recursos de escolas públicas da região. Atualmente atua como mentora e professora da Academia do Autismo e na Clínica Vivamente Terapias Cognitivas com avaliação neuropsicológica clínica, com o intuito  de auxiliar no diagnóstico e no plano de intervenção para um melhor prognóstico. Escritora com quatro livros infantis publicados sobre temas da psicologia como medo, raiva, empatia e ansiedade; e um romance para adolescentes e adultos voltado para a temática da depressão, intitulado A Luz de Marina. Atua ainda como palestrante.


PROF. ME. MARIA TERESA DE BEAUMONT

Docente convidada da Brasil Master e do Programação de Extensão e Formação Continuada da Plataforma Educação Online, EGOV TECNOLOGIA DO BRASIL. Formação acadêmica: graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Biologia, Pedagogia e Música. Especialista em Pesquisa em Educação e em Educação Musical, ambos pela UFU. Mestre em Educação pela UFU. Experiência profissional: professora do Conservatório de Música de Araguari de 1990 a 2017. Professora do Centro Universitário IMEPAC Araguari desde 2004, onde também atua como coordenadora do curso de Pedagogia desde 2009.


PROF. ESP. DIVINA ALVES

Professora Divina Alves é docente convidada da Brasil Master. Escritora, consultora em Desenvolvimento Humano, Profissional e Organizacional pela Alfa – RH. Graduada em Pedagogia Empresarial e Psicologia.  Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especializada em Análise Transacional, Atividades Vivenciais e Autoliderança. Terapeuta comportamental.


PROF. DR. DJALMA FREITAS

Possui graduação em Psicologia – habilitação e formação de psicólogos pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2010). Mestre em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo – USP (2013). Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo – USP (2016). Especialista em Transtorno do Espectro Autista pela Child Behavior Institute (2020). É supervisor ABA e diretor geral do Centro Terapêutico-Educacional Potencializar (CETEP) em Jundiaí – São Paulo, Brasil. É coordenador nível pós-graduação lato sensu de Neuropsicologia e Reabilitação Psicológica e de Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo no Child Behavior Institute – CBI of Miami. Atua, clinicamente, com avaliação psicológica e neuropsicológica de distúrbios do neurodesenvolvimento, assim como, atua com intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – experiência como aplicador, coordenador, supervisor e consultor, ao Transtorno do Espectro do Autismo. É analista do comportamento credenciado pelo International Behavior Analysis Organization® (IBAO®) com a certificação IBA – International Behavior Analyst. Possui experiência em intervenção ABA e avaliações psicológicas e neuropsicológicas voltadas ao Transtorno do Espectro Autista.


PROF. DR. CELSO ANDRADE

Graduado em Psicologia Universidade Federal de Uberlândia (2003). Realizou sua pós-graduação na França, se tornando mestre em Psicologia do Trabalho e Relações Sociais, na especialidade Trabalho Colaborativo e Trabalho em Rede pela Université Lumières Lyon II – França (2007); e Doutor em Ciência da Educação, na especialidade Engenharia da Cognição, Interação, Aprendizagem e Criação, pela Université de Grenoble (2013), financiado pela Région Rhônes-Alpes (Allocation Doctorale de Recherche). O título de Doutor foi devidamente reconhecido/revalidado no Brasil pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, como equivalente ao título de Doutor outorgado pela USP, com o título ”Doutor em Ciências, na área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano” (2015). Foi assistente de pesquisa no Laboratório Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations – ICAR/UMR5191 (2008) da Ecole Normale Supérieure de Lyon (Lettres et Sciences Humaines). Foi professor de inglês no centro de formação de agentes humanitários do Instituto Bioforce de Lyon (2006-2008). Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2014-2018), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia do Centro Universitário do Triângulo (2015-2016) e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário do Triângulo (2016- 2017). Foi revisor de periódico da Revue Sciences et Technologies de l’Information et de la Communication pour l’Éducation et la Formation. Participa do grupo de pesquisa Psicologia, Educação e Teoria Histórico-cultural – UFU. É membro da ABRAPEE (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional). É pesquisador líder do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Estratégias de Aprendizagem – FATRA. Atualmente colabora com a Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia no projeto ”Aquisição de habilidades de expressão e identificação de emoções em crianças com TEA por meio de jogos e análise de imagens”. É coordenador brasileiro em parceria com o Laboratoire d’Innovation Pédagogique (LIP) da Universität Freiburg/Suíça, no projeto ”Student behaviour, acceptance of the game, and consequences of teachers decisions in the context of a class management game: A comparative study”, financiado pelo State Secretariat for Education, Research and Innovation da Suíça. Foi professor convidado na equipe do LIP/CERF da Universität Freiburg/Suíça nos meses de janeiro e fevereiro de 2018. Temas de interesse: psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar, aprendizagem, inclusão, autismo, jogos e ambientes informáticos para a aprendizagem humana, teoria geral de sistemas, teoria de situações didáticas.


DADOS PARA EMPENHO

BRASIL MASTER LTDA

CNPJ: 31.733.212/0001-01
Inscrição municipal: 1.275.218/001-4
Inscrição estadual: 004045983.00-07
Endereço de faturamento: Av. Raja Gabáglia, 3502 – sala 201, Estoril | Belo Horizonte – MG
CEP: 30494-310

DADOS BANCÁRIOS PARA PAGAMENTO

BRASIL MASTER LTDA
CNPJ: 31.733.212/0001-01
Banco: 077 (Banco Intermedium S.A./Banco Inter)
Agência: 0001
Conta: 5332484-6
Chave PIX: 31.733.212/0001-01


POLÍTICA DE CANCELAMENTO

  • O não comparecimento nesta formação na qual você tem inscrição confirmada, sem o aviso prévio e formal com antecedência mínima de 30 dias em relação à data de início da formação, irá gerar a cobrança de 100% do valor para custeio dos materiais e demais custos envolvidos na operação. Após este período, não é possível cancelar a inscrição;
  • Na impossibilidade de participação do servidor(a), o município pode indicar outro representante para fazer o curso;
  • Todos os participantes devem recolher a taxa de inscrição individual;
  • Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio.


CONTATO

Fale com a equipe da Brasil Master!
Telefone: (31) 98292-2999
E-mail: financeirobrasilmaster@gmail.com

Pós-graduação em Inclusão Escolar na Educação Básica com ênfase em TEA, TDAH e TOD

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